É preciso ganhar para ter sucesso?


A filosofia do Melhor Treinador de basquetebol universitário americano de Todos os tempos

Todos querem ganhar. Todos querem ter sucesso. Mas a questão é: É preciso ganhar para ter sucesso?


As opiniões são várias. Uns dizem que para ter sucesso é preciso ganhar. Outros defendem que existe sucesso mesmo na derrota. Não existe consenso.


Será que os protagonistas do mundo do desporto assumem a mesma posição? Ora vejamos! Vince Lombardi, o primeiro treinador campeão do Super Bowl, disse “Vencer não é tudo, é a única coisa”. Já Michael Jordan, considerado por muitos o melhor jogador da história do basquetebol, referiu “Falhei mais de 9000 lançamentos na minha carreira. Perdi quase 300 jogos. Confiaram em mim para assumir o lançamento que poderia dar a vitória à equipa e falhei 26 vezes. Tenho uma história repleta de falhas e fracassos na minha vida. E é exatamente por isso que sou um sucesso”.

Estas duas abordagens servem para representar a ausência de unanimidade. Sendo assim, as divergências de opiniões, mesmo no mundo do desporto, mantêm-se!


Na tentativa de clarificar a resposta à questão apresento uma nova, na verdade antiga, abordagem. Será que está certa? Ou estará errada? Não me cabe a mim julgar o que é certo nem o que é errado! Tenho apenas uma certeza. Neste momento, é uma abordagem que me revejo. E, por ser uma abordagem diferente e autêntica tenho todo o prazer em partilhá-la contigo.


Se o tema não apresenta consenso vamos analisá-lo com cuidado. Olhemos de novo para a questão! “É preciso ganhar para ter sucesso?” Penso que todos sabemos o que significa ganhar! Mas será que todos temos a mesma definição de sucesso? Muito provavelmente não!


Por isso, aqui está a definição que te quero apresentar!

“Sucesso é a paz de espírito que é proveniente da consciência de que você fez o maior esforço possível para se tornar o melhor dentro do seu potencial”- John Wooden


John Wooden (1910-2010)- considerado o melhor treinador de basquetebol universitário americano de todos os tempos, tendo arrecadado 6 vezes o troféu de melhor treinador de basquetebol universitário em menos de uma década, nos anos 60 e 70.

Através destas palavras, penso que todos percebemos que o sucesso não está obrigatoriamente relacionado com ganhar, pelo menos, ganhar sempre! John Wooden refere “Tu podes perder quando ganhas a alguém num jogo. E podes ganhar quando perdes num jogo” Sei que pode parecer cliché, mas as vitórias e as derrotas fazem parte do caminho! Penso que ainda está a para nascer aquele jogador ou treinador que ganha tudo e a todos!


A filosofia de John Wooden assenta em dar o melhor de nós próprios, de forma a alcançar o nosso próprio potencial, tal como o próprio refere "A vida é melhor para aqueles que fazem o possível para ter o melhor".


Concluo dizendo que de facto ganhar faz-nos sentir bem, muito bem aliás. Mas perder, realça aquilo que precisamos de melhorar para termos sucesso!

“É difícil falhar mas é pior nunca ter tentado”- Theodore Roosevelt


REDIGIDO POR: Daniel Matos

Não te esqueças de assinar o nosso newsletter

Obrigado por se inscrever.