Bruno Fernandes- O Magnífico Português


Fonte: Manchester United FC


A capacidade que Bruno Fernandes leva consigo para onde quer que vá, são 10 Jogos, 4 Golos e 4 Assistências. Ainda não conheceu o sabor da derrota ao serviço dos “Reds”, será mera coincidência?


Depois de ser mais uma vez Man of the Match ao servido no Manchester United FC, não podia deixar passar a oportunidade de trazer algumas imagens do seu contributo para esse título pessoal.

“O Bruno Fernandes pensa o jogo, é ele quem determina os momentos da Equipa e os seus colegas perceberam isso mal o viram a treinar”

Abel Xavier (Canal 11, 26/05/2020)


Aquilo que o Bruno Fernandes aporta ao jogo é tudo aquilo que se espera de um médio que faz a ligação entre os colegas do meio-campo com os mais ofensivos da equipa. A sua capacidade, quer física e fisiológica, como mental e técnico-tática faz com que ele se distinga dos demais e seja atualmente um dos médios com mais olhos apontados às suas prestações. Desde que se mudou para a cidade de Manchester a sua personalidade distinguiu-o, tanto dentro como fora de campo, pois não foram só os colegas que se renderam à sua qualidade, mas também os adeptos que fizeram logo questão de criar um cântico.

“Até aos sub-16 eu era central, era difícil alguém dizer que eu ia dar jogador”

Bruno Fernandes (Entrevista ao Canal 11)

Então Bruno, o que mudou? O próprio dá a “fórmula” para contrariar essas expectativas dos demais.

“Todos diziam que eu tinha muita vontade, que era aguerrido e a verdade é que o Futebol sempre foi a minha prioridade, à frente da família e amigos, para mim o Mundo, era Eu e uma Bola”

Bruno Fernandes (Entrevista ao Canal 11)



À semelhança do que acontecia no Sporting, o Bruno assumiu um papel de destaque na equipa... Isso torna-se visível, logo quando assume as bolas paradas mais determinantes, como é o exemplo das grandes penalidades... Num plantel onde constam nomes como os de Martial, Pogba, Rashford, Fred entre outros, não se pode dizer que é por falta de qualidade dos restantes quando as opções são diversas.


Ao longo do vídeo há vários detalhes que mostram como Bruno Fernandes vê o jogo e decide participar nele. Podemos começar a reparar nesses aspetos agora e daqui em diante para tentar entender um pouco melhor a forma de como ele joga:


  • Através da quantidade de vezes que ele roda a cabeça para perceber onde está o espaço e como pode executar... Jogar de cabeça levantada é uma característica que distingue os grandes médios dos demais;

  • A velocidade de execução, após perceber o espaço sabe (e tem qualidade técnica para) como e quando deve colocar a bola;

  • A forma como se movimenta no “lado cego” dos seus adversários diretos de forma a conseguir o melhor espaço para receber;

  • A sua capacidade de jogar em espaços curtos, independentemente do número de adversários que o rodeia.

Mas claramente que no caso do Futebol em particular, melhor do que ler tudo isto, é verem com os vossos olhos tudo aquilo que eu fui escrevendo.


REDIGIDO POR: André Azevedo

Não te esqueças de assinar o nosso newsletter

Obrigado por se inscrever.