Scouting - Leonardo Lelo

Atualizado: 7 de jun. de 2020


Fonte: SC Olhanense


Leonardo Lelo estava a ser até então um dos maiores destaques do Campeonato de Portugal. Leonardo é um lateral esquerdo de 20 anos (nascido no ano de 2000) do SC Olhanense. As boas prestações no clube algarvio levaram-no à seleção nacional de sub-20, onde foi aposta nos dois jogos disputados para a Liga de Elite. Ao serviço do clube de Olhão é um indiscutível, contando com 24 jogos no Campeonato de Portugal e 2 jogos nas eliminatórias da Taça de Portugal. Fez, praticamente, toda a sua formação no Olhanense, contando com passagens curtas pelo Vitória FC e Louletano DC. O ano passado já tinha realizado 33 jogos durante toda a temporada e neste momento apresenta-se um jogador mais maduro e preparado para dar o salto. É um jogador que atuava como extremo na formação e que passou para lateral esquerdo quando subiu para a principal equipa do Olhanense.

Leonardo é um lateral de propensão ofensiva com excelentes argumentos técnicos, rápido e com uma perceção do jogo elevada. Um dos seus pontos mais fortes é a capacidade de chegada à linha de fundo e tirar cruzamentos de qualidade.

Pode jogar em espaço interior como exterior. Rompe facilmente linhas adversárias tanto em progressão como em passe. Mostra inteligência na forma como se movimenta em busca do espaço ou para atrair os adversários. Aparece várias vezes em zonas bastante adiantadas a criar desequilíbrios à linha defensiva adversária por esta inteligência das movimentações e pela sua capacidade de aceleração para ultrapassar os adversários.

É um lateral que oferece grande profundidade ao corredor da equipa e que é forte no 1 contra 1. Mostra já uma rotatividade e andamento impressionante, conseguindo fazer os 90 minutos sempre em alta intensidade.

A nível defensivo, é um lateral muito cumpridor. Posiciona-se bem e tem uma boa noção dos espaços que deve ocupar. Pela sua velocidade e agilidade consegue encurtar espaços dos oponentes e recuperar a bola. Tem gestos técnicos interessantes ao nível do desarme e interceção. Pela sua menor capacidade física poderá ter mais dificuldades quando subir de nível e jogar contra adversários mais poderosos. É um jogador que a nível defensivo vale muito pela inteligência e pela auto perceção das suas aptidões e pontos menos fortes.

Estou curioso para perceber a sua evolução. Acho que é um jogador que poderá facilmente chegar a médio prazo a um contexto de primeira liga, mas seria importante ter um espaço de evolução na segunda liga.


Fonte: Sferico Sports Management



Redigido por Diogo Coelho








Não te esqueças de assinar o nosso newsletter

Obrigado por se inscrever.