Slimani e Paulinho - Diferenças que se complementam



Agora sim! O Sporting de Ruben Amorim tem mais opções para a frente de ataque. Desde a chegada de Paulinho que o treinador dos leões não abdica da sua utilização no onze de eleição, contudo em vários jogos que se complicaram para o lado do Sporting ficou sempre a ideia que faltavam opções que pudessem desbloquear o jogo e que trouxessem alternativas a Paulinho.


O mercado de Inverno de 21/22 veio trazer Slimani de novo a Alvalade e o avançado respondeu com 3 golos nos escassos minutos que jogou. Na jornada passada começou como titular e após uma primeira parte algo apagado, regressou para uma segunda onde bisou.


As diferenças são claras. Ruben Amorim não ganhou "só" um avançado como alternativa a Paulinho. Ganhou um jogador para a mesma posição mas totalmente diferente naquilo que oferece à equipa e ao jogo.


Paulinho é um avançado que está longe de ser um goleador mas que oferece dinâmicas das quais o treinador não abdica. Num ataque tão móvel como o Sporting, os constantes apoios que oferece ao portador e os espaços que abre para as diagonais de Pote e Sarabia são fatores que fazem as ideias da equipa funcionar e que até potencia características dos jogadores que o rodeiam.


Já Slimani é o oposto. É um finalizador que não precisa de muitas oportunidades para picar o ponto. Contudo, é menos associativo e se apenas tiver Slimani em campo, a equipa ressente-se porque as dinâmicas deixam de funcionar. Enquanto que Paulinho cria sucessivos arrastos dos defesas, Slimani afunda-os fazendo com a que profundidade diminua e com isso Sarabia, Pote e Nuno Santos ficam com menos condições para aparecer a explorar esse espaço.


No entanto, não é de descartar que joguem ao mesmo tempo. Rúben Amorim já disse várias vezes que gostaria de testar um sistema com mais gente na frente. Um sistema de 2 avançados poderá estar na forja e Slimani e Paulinho, acabam por ser perfis que se completam, tal como mostrou a segunda parte do jogo com o Arouca.


A entrada de Paulinho no jogo veio ligar o jogo do Sporting e a equipa sentiu muito mais facilidade em chegar ao último terço do campo com perigo. Com isso, cresceu Slimani e acabou por marcar 2 golos que resolveram uma partida que se tinha complicado na primeira parte.


Redigido por Bruno Francisco

Não te esqueças de assinar o nosso newsletter

Obrigado por se inscrever.